Descarte correto
de pilhas e baterias
Esse projeto teve início por meio de um anseio, da preocupação com os descartes corretos e adequados dos resíduos sólidos de forma em geral. E foi através deste anseio, da busca em querer promover uma ação em que a Irriganor pudesse trabalhar a Educação Ambiental nas zonas rural e urbana que ele ganhou corpo. Foi por esta preocupação que tomamos como referência a Lei nº 12.305/10 da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A Lei 12.305/2010 que regulamenta o manejo adequado dos resíduos ainda não tem sua aplicabilidade efetiva na prática, não cabendo apenas ao município a responsabilidade da sua efetivação, mas também, aos fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes de certos produtos, porém, várias associações, ONG´s e outras entidades têm desenvolvido ações voluntárias por todo o país de modo a garantir que resíduos como pilhas e baterias tenham a destinação correta, segura e adequada.
A grande preocupação da Irriganor desde o princípio não foi apenas em recolher as pilhas e baterias, mas sim dar a destinação final correta, segura e adequada que é o processo mais difícil da cadeia para esses materiais contaminantes, assim como outros. A única logística reversa bem estrutura, hoje, no Brasil, são os descartes das embalagens de agrotóxicos e para solucionar essa questão foi criado o InpEV (Instituto Nacional de Processamentos de Embalagens Vazias). As responsabilidades foram divididas entre agricultores, canais de distribuição de cooperativas agrícolas, indústria fabricante, poder público. Todos os processos ficaram bem amarrados nesta cadeia das embalagens de defensivos agrícolas de modo que o ciclo se fecha cumprindo assim a logística reversa, o que já deveria estar ocorrendo para os outros elos da cadeia produtiva de elétron eletrônicos, pneus, lâmpadas, dentre outros.
A Irriganor tem como parceira neste projeto a maior gestora de logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos, atualmente, no Brasil, a Green Elétron. Ela foi criada pela ABINEE, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, contrata e coordena os serviços de coleta, transporte e a destinação final ambientalmente adequada dos eletroeletrônicos descartados, garantindo às suas associadas confiabilidade e segurança no atendimento às exigências legais.
A parceria é voluntária, tanto para produtores rurais, pontos comerciais em geral, associações, hospitais, universidades, escolas, igreja, condomínios residenciais ou comercias, porém, é necessário salientar que temos um Termo de Parceria para dar seguridade à Irriganor e ao parceiro e um ponto muito importante a ser destacado que, essa ação é para ser disseminada e trabalhada com todos os públicos da sociedade. O coletor em áreas públicas e comerciais necessita, obrigatoriamente, estar ao alcance do público, pois a intenção é que seja trabalhada a educação ambiental e que cada parceiro seja disseminador desse projeto. Os coletores são fornecidos pela Irriganor que tem também como grande parceira a empresa ALaranjinha que tem doado e atendido todos os pedidos solicitados de vasilhames.
A Irriganor conta, hoje, com quase 100 (cem) parceiros distribuídos entre zona rural e urbana nos diversos setores dentro de Unaí e municípios vizinhos. É muito importante ressaltar que o nosso projeto recebe pilhas alcalinas do tipo 2A, 3A, recarregáveis e baterias do tipo de botão como as de relógios e brinquedos, NÃO sendo possível ainda o recolhimento de baterias de lítio como é o caso das baterias de celulares, pois as mesmas atendendo as exigências da legislação devem ser descartadas juntamente com eletrônicos. . Tudo que passar na “boca do vasilhame”, pode ser depositado no mesmo, o que não passa, não deve ser colocado.
A Green Elétron estará vindo a Unaí recolher essas pilhas e baterias de botão gratuitamente, porém, informamos que temos requisitos a serem cumpridos desde o vasilhame entregue ao parceiro até a quantidade em quilos para acionar a mesma até a associação. Esse material é pesado, comprovado através de um certificado e o transporte é monitorado até chegar a um reciclador homologado pela Green Elétron.
Conheça aqui nossos parceiros no projeto.