IRRIGAÇÃO

A sustentabilidade no campo e na cidade faz parte do nosso trabalho. A conscientização sobre a utilização dos recursos de maneira adequada nos move. Conheça nossas principais ações.

Descarte correto

de pilhas e baterias

Esse projeto teve início por meio de um anseio, da preocupação com os descartes corretos e adequados dos resíduos sólidos de forma em geral. E foi através deste anseio, da busca em querer promover uma ação em que a Irriganor pudesse trabalhar a Educação Ambiental nas zonas rural e urbana que ele ganhou corpo. Foi por esta preocupação que tomamos como referência a Lei nº 12.305/10 da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

        A Lei 12.305/2010 que regulamenta o manejo adequado dos resíduos ainda não tem sua aplicabilidade efetiva na prática, não cabendo apenas ao município a responsabilidade da sua efetivação, mas também, aos fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes de certos produtos, porém, várias associações, ONG´s e outras entidades têm desenvolvido ações voluntárias por todo o país de modo a garantir que resíduos como pilhas e baterias tenham a destinação correta, segura e adequada.

            A grande preocupação da Irriganor desde o princípio não foi apenas em recolher as pilhas e baterias, mas sim dar a destinação final correta, segura e adequada que é o processo mais difícil da cadeia para esses materiais contaminantes, assim como outros. A única logística reversa bem estrutura, hoje, no Brasil, são os descartes das embalagens de agrotóxicos e para solucionar essa questão foi criado o InpEV (Instituto Nacional de Processamentos de Embalagens Vazias). As responsabilidades foram divididas entre agricultores, canais de distribuição de cooperativas agrícolas, indústria fabricante, poder público. Todos os processos ficaram bem amarrados nesta cadeia das embalagens de defensivos agrícolas de modo que o ciclo se fecha cumprindo assim a logística reversa, o que já deveria estar ocorrendo para os outros elos da cadeia produtiva de elétron eletrônicos, pneus, lâmpadas, dentre outros.

         A Irriganor tem como parceira neste projeto a maior gestora de logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos, atualmente, no Brasil, a Green Elétron. Ela foi criada pela ABINEE, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, contrata e coordena os serviços de coleta, transporte e a destinação final ambientalmente adequada dos eletroeletrônicos descartados, garantindo às suas associadas confiabilidade e segurança no atendimento às exigências legais.

          A parceria é voluntária, tanto para produtores rurais, pontos comerciais em geral, associações, hospitais, universidades, escolas, igreja, condomínios residenciais ou comercias, porém, é necessário salientar que temos um Termo de Parceria para dar seguridade à Irriganor e ao parceiro e um ponto muito importante a ser destacado que, essa ação é para ser disseminada e trabalhada com todos os públicos da sociedade. O coletor em áreas públicas e comerciais necessita, obrigatoriamente, estar ao alcance do público, pois a intenção é que seja trabalhada a educação ambiental e que cada parceiro seja disseminador desse projeto. Os coletores são fornecidos pela Irriganor que tem também como grande parceira a empresa ALaranjinha que tem doado e atendido todos os pedidos solicitados de vasilhames.

          A Irriganor conta, hoje, com quase 100 (cem) parceiros distribuídos entre zona rural e urbana nos diversos setores dentro de Unaí e municípios vizinhos. É muito importante ressaltar que o nosso projeto recebe pilhas alcalinas do tipo 2A, 3A, recarregáveis e baterias do tipo de botão como as de relógios e brinquedos, NÃO sendo possível ainda o recolhimento de baterias de lítio como é o caso das baterias de celulares, pois as mesmas atendendo as exigências da legislação devem ser descartadas juntamente com eletrônicos. . Tudo que passar na “boca do vasilhame”, pode ser depositado no mesmo, o que não passa, não deve ser colocado.

          A Green Elétron estará vindo a Unaí recolher essas pilhas e baterias de botão gratuitamente, porém, informamos que temos requisitos a serem cumpridos desde o vasilhame entregue ao parceiro até a quantidade em quilos para acionar a mesma até a associação. Esse material é pesado, comprovado através de um certificado e o transporte é monitorado até chegar a um reciclador homologado pela Green Elétron.

 

Recolhimento de 

tampas plásticas

          A Irriganor juntamente com alguns parceiros numa ação social e ambiental entregaram 38 mil tampas plásticas na sede da Associação Noroeste Mineiro de Estudos e Combate ao Câncer – ANMECC em abril de 2020.

 

A motivação desta ação foi chamar a atenção da população local de Unaí-MG para um tipo resíduo que tem valor financeiro agregado para as empresas de reciclagem, está presente em diversos produtos que usamos no nosso dia a dia e que necessitam ser reaproveitados.

 

          A Irriganor iniciou a campanha e logo foram aparecendo os parceiros. Atualmente conta com parceiros em propriedades rurais, pontos comerciais, escritórios de fazendas, sistema prisional, academias, escolas, igrejas, condomínios residenciais, bares, dentre outros. As tampas plásticas foram entregues na ANMECC em Unaí e elas são encaminhadas no ônibus que leva os pacientes locais para Barretos-SP, onde são vendidas pela Associação Voluntária de Combate ao Câncer – AVCC que vende as tampas e o dinheiro reverte para o Hospital do Amor em Barretos, sendo utilizado na compra de materiais de construção, medicamentos, alimentos, cadeira de rodas, ou seja, o que for mais necessário e emergencial no hospital.

          Essa campanha além de contribuir com recicladores, ajuda o Hospital que recebe pessoas do país inteiro e incluindo da região Noroeste de Minas Gerais e promove através da educação ambiental um despertar sobre a quantidade de lixo que é produzida e descartada diariamente no meio ambiente. É um lixo que pode ajudar a salvar vidas.

          A Irriganor tem desenvolvido ações de cunho socioambiental na sociedade urbana visando trazer o despertar para uma nova ressignificação dos atos de consumo e do lixo gerado rotineiramente.

 
zapzap-01.png

mensagem direta

R. Afonso Pena, 500, Sala 703
Centro, Unaí - MG, 38610-074

maps-01.png
linkedin-01.png
insta-01.png
face-01.png

©2020 IRRIGANOR

Criado por STUDIO DVÖS