top of page

Soja, sua relevância já nos explica a importância de sua Gestão

1. Soja, qual sua importância?


Atualmente a soja é uma das principais commodities agrícolas do mundo, devido sua importância para produção de proteína animal, produção de óleo vegetal e capacidade de produção em larga escala. Em função de sua grande relevância, o mundo tem cultivou em 2020 aproximadamente 128 milhões de hectares, com produção total próximo a 365 milhões de toneladas no ano.


Neste cenário, hoje o Brasil se destaca como o maior produtor mundial de grãos de soja, com área plantada de 38,5 milhões de hectares para produção total de 135,4 milhões de toneladas (aproximadamente 37% da produção do planeta) e produtividade média de 3.517kg/ha ou 58,6 sacas por hectare na última safra (Fonte Embrapa safra 2020/21).


Do volume total de soja produzido no Brasil, próximo a 50 milhões de toneladas é para consumo interno e 85 milhões de toneladas é para exportação; sendo este o principal produto de exportação do agronegócio brasileiro e o grande responsável pelo superavit do setor. Em 2020 foram mais de 85 bilhões de dólares de superavit do agronegócio (próximo de 100 bilhões em exportações), sendo que o superavit total da balança comercial brasileira ficou em 50,9 bilhões de dólares, devido o déficit dos demais setores da economia. (Fonte Ministério da Economia).


Gráfico 1. Exportações Brasileiras do Agronegócio nos últimos 5 anos.

Fonte: Ministério da Economia – Crescimento médio de 4,4% a.a. (dólares)


Neste cenário, a empresa iCrop se destaca como uma das empresas que tem atuado no setor para potencializar a produtividade de suas áreas monitoradas. Nos últimos 5 anos foram mais de 700 mil hectares conduzidos, com produtividade média de suas áreas próximo a 72 sacas por hectare. A consultoria é especializada em gerir o comportamento da cultura em relação ao balanço de água no solo da lavoura, conduzindo serviços em lavouras com e sem irrigação.


Gráfico 2. Evolução das áreas monitoradas pela iCrop nos últimos 5 anos.

Fonte: iCrop – Crescimento médio de 23% a.a. (hectares)

2. Qual a Relevância da Gestão e Planejamento para o Cultivo da Soja?


Um dos aspectos fundamentais para se buscar altas produtividades no cultivo da soja está relacionado a um bom planejamento no início da safra. Os aspectos são variados, mas entre eles estão: a logística de fornecimento de insumos, a escolha das variedades, a manutenção e revisão do maquinário, a definição do stand mais adequado ao tipo de solo, refinamento na calibração das plantadeiras, definição da logística de plantio dos talhões, análises químicas e físicas do solo, adubação personalizada por área de cultivo, analise adequada das previsões climáticas, coordenação da equipe de campo, verificação do nível de germinação das sementes, profundidade de plantio, escolha da época de plantio mais adequada entre outros fatores.


Imagem 01. Área com plantio de soja com ótima germinação e distribuição do stand.


Embora a definição dos aspectos descritos acima seja complexo, o início do planejamento começa com o entendimento da estrutura que a fazenda possui conciliando com a definição da melhor época de plantio. Desta forma, torna se fundamental o entendimento do resultado produtivo potencial que pode se esperar em função da condição da lavoura, assim como um melhor entendimento da janeira ideal de plantio para se buscar as maiores médias produtivas de acordo com a condição de cada área a ser cultivada.


Gráfico 3. Análise da produtividade da soja monitorada pela iCrop na região noroeste de minas gerais de acordo com sua faixa de época do plantio.

*Produtividade Potencial – Corresponde Média de 20% da Áreas Mais Produtivas

Produtividade Média – Corresponde a Média de 100% das Áreas.

Fonte: iCrop – Área Monitorada Região Noroeste de Minas Gerais.


De acordo com os dados analisados acima em relação as áreas com cultivo de soja (variedade Desafio), monitoradas pela iCrop na região Noroeste de Minas Gerais, podemos notas os seguintes aspectos:


• A melhor janela de plantio de acordo registro ocorrido foi na primeira quinzena de novembro (média de 83,6 sc/ha e potencial de 89,4 sc/ha);

• Houve maior queda produtiva considerando as janelas da segunda quinzena de novembro em relação a segunda quinzena de outubro;

• O período da primeira quinzena de outubro até a primeira quinzena de novembro houve incremento de 12 sc/ha/1mês em relação ao potencial ou +3 sc/ha/semana;

• O período da primeira quinzena até a segunda quinzena de novembro houve redução de 12 sc/ha/15 dias em relação ao potencial ou -6 sc/ha/semana;

• Tanto os resultados produtivos médios quanto os resultados produtivos potencias tiverem seus resultados alinhados de acordo com sua janela de plantio, o que mostra que um maior potencial produtivo esteve alinhado com uma melhor média de produtividade.


De acordo com os números acima, podemos concluir que:


• Escolher a melhor janela de plantio auxilia em um maior potencial produtivo assim como maiores médias produtivas**;

• A janela de plantio com maior potencial produtivo para a cultura da soja na região noroeste de minas se aproximou da primeira quinzena de novembro**;

• A redução de produtividade após a época ideal de plantio pode ser maior para plantios em atraso em relação aos plantios adiantados em relação a época ideal**;

**Estas informações podem oscilar para a mesma região de acordo com variação climática, distribuição de chuvas, tipo de solo e variedade.


Espero que as informações acima possam auxiliar a todos em melhor entendimento sobre a relevância de melhor planejamento e seu impacto no resultado produtivo para o cultivo da soja, lembrando que qualquer planejamento deve ser realizado considerando os vários aspectos relativos à estrutura da propriedade, assim como as diferenças relativas à biologia, histórico climatológico, variações do solo, previsões climáticas esperadas e riscos envolvidos.









Faos Pereira Lopes Engenheiro Agrícola e Ambiental Head de Excelência - iCrop







Eduardo Caldas Soares, Engenheiro Agrícola e Ambiental, Head de Excelência – iCrop

163 visualizações0 comentário
bottom of page