top of page

O histórico que nos encaminhou para o planejamento estratégico.

Atualizado: 21 de jul. de 2020

Por: Marcos Geraldo Alves da Silva.

Histórico de Atuação Sebrae MG e Irriganor. Recentemente concluímos uma importante etapa do Planejamento Estratégico da Irriganor – Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais, definindo objetivos claros a curto, médio e longo prazo. Traçamos ações prioritárias a serem implementadas para alcançar as metas propostas, elaboradas com o envolvimento dos produtores associados à entidade. Antes de apresentarmos o Planejamento Estratégico em si, é imprescindível revelar sobre como chegamos a este Resultado.


O Sebrae MG, que tem como foco a geração de valor para os pequenos negócios, atua em dois Negócios interdependentes: O Suporte Empresarial, amplamente reconhecido e acessado pelos seus milhares de clientes, que envolve a participação em consultorias, cursos, palestras, seminários, programas e projetos de atendimento, oferecendo orientação aos empreendedores por meio das diversas soluções de gestão e, em especial neste momento de pandemia, disponibilizando o atendimento através dos canais digitais, apoiando neste período delicado e de grande necessidade para todos.


O outro Negócio do Sebrae MG é o Desenvolvimento Econômico, que envolve o ambiente onde todas as empresas estão instaladas e atuando. A matriz econômica de um território tem forte influência neste ambiente e, no caso do Noroeste de Minas, é impossível não associar ao Agronegócio.


O Agro na Região, considerando apenas a riqueza gerada “dentro da porteira”, representa 1/3 de todo PIB do Noroeste. Se consideramos os negócios de outros setores como indústria, comércio e serviços, que derivam da Produção Agropecuária, este número fica ainda mais representativo, com muitos dos municípios do entorno tendo o Agro como fonte de mais da metade de sua riqueza gerada. Um dos desafios é, exatamente, gerar conexão do valor gerado por essa riqueza em benefício do território. Um dos caminhos é a estruturação de um modelo de Governança que possa ter uma visão ampliada, o que felizmente encontramos na atuação da IRRIGANOR desde o início de nossa parceria.

Em 2017 a realização do 1º Seminário de Tendências do Agronegócios em Paracatu foi um marco. O evento ficou para a história e se transformou em uma referência para a promoção e reconhecimento do potencial de geração de valor deste setor para o território, com alcance além do Noroeste Mineiro.


Este valor foi claramente percebido quando vivenciamos a insegurança gerada pela crise hídrica, que assolou nossa região em 2017. Na época, bairros de Paracatu ficaram sem acesso à água e muitos pequenos negócios tiveram suas atividades impactadas pois, sem o recurso hídrico, a atuação foi drasticamente limitada. Como forma de intervenção, Irriganor e Sebrae desenvolveram o Estudo Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) do Ribeirão Santa Isabel, que abastece a cidade. Desde então o ZAP vem sendo fonte de referência para o Poder Público e Órgãos competentes na captação de recursos para projetos e ações visando a garantia do abastecimento urbano.


O ZAP do Santa Isabel foi um exercício que comprovou que o Agro no Noroeste, além da riqueza proporcionada pela sua produção, também influencia no direcionamento de ações estratégicas para o Desenvolvimento da Região. Neste caso, a Irriganor teve papel preponderante na preparação de um ambiente favorável em que, no caso de reincidência da crise hídrica, a comunidade estará melhor preparada para enfrentar.


De posse dos resultados obtidos, a expectativa em relação ao Planejamento Estratégico recém construído pela Irriganor, apoiada pelo Sebrae, é ainda maior, pois a nova proposta é de uma atuação focada na Visão de Futuro estruturada pelas Lideranças do Setor.


Marcos Geraldo Alves da Silva Gerente da Regional Noroeste e Alto Paranaíba do Sebrae MG.

40 visualizações0 comentário
bottom of page