top of page

Projeto da Irriganor é selecionado no Programa Águas Brasileiras


Crédito da foto: Adriano Pereira


Projeto de recuperação do baixo ribeirão Almas da Irriganor é selecionado pelo Ministério de Desenvolvimento Regional no Programa Águas Brasileiras


A Irriganor, Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais, participou, em fevereiro de 2021, do Edital nº 01/2021 SNSH-MDR de seleção do Programa Águas Brasileiras do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com a Agência Vale Urucuia.


O Programa Águas Brasileiras tem por objetivo aumentar a ampliar a quantidade e qualidade de água disponível para os diversos tipos de consumo, além de melhorar a disponibilidade hídrica para o setor produtivo, visando assim, fomentar o desenvolvimento regional e garantir a qualidade de vida para a população.


O projeto apresentado pela Irriganor tem como nome “Agronoes de Minas (Águas do Agro Noroeste Sustentável): construindo vitrines de Soluções Baseadas na Natureza, com arranjos e ações para revitalização e recompostagem com foco na conservação da água e solo (ARCAS) na microbacia do córrego Arrozal, no Vale do Urucuia” e contempla o município de Bonfinópolis de Minas/MG, no baixo ribeirão Almas. Estudos realizados pela Irriganor em parceria com o SEBRAE no Zoneamento Ambiental e Produtivo do ribeirão Almas, apontaram várias necessidades de ações imediatistas, a médio e a longo prazo de recuperação esta bacia hidrográfica.


Desde a crise hídrica ocorrida nos anos de 2015/2016 que assolou várias regiões do Brasil, incluindo vários municípios do Noroeste de Minas Gerais, como foi o caso de Bonfinópolis de Minas, uma nova percepção sobre a importância dos recursos hídricos para os diferentes usuários, fez com que vários agentes locais se mobilizassem na luta pelo ribeirão Almas.

Crédito das fotos: Adriano Pereira


Além dos dados apontados pelo Zoneamento Ambiental e Produtivo do ribeirão Almas, foi necessário que levantamentos mais precisos fossem realizados “in lócu”, nas propriedades rurais no médio e baixo Almas. Sendo assim, em 2019, a Irriganor contribuiu, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bonfinópolis de Minas, com a mobilização da coleta de dados em campo, onde na oportunidade contou-se também com as parcerias do Instituto Estadual de Florestas (IEF), EMATER, Secretaria de Agricultura do Município local e com a consultoria e acompanhamento da Agência Vale Urucuia.

Levantamentos realizados nas propriedades rurais localizadas no médio e baixo Almas.


O projeto enviado pela Irriganor ao MDR propõe ações de recuperação na parte baixa do ribeirão Almas, especificamente no córrego Arrozal, onde estão localizadas 26 (vinte e seis) propriedades rurais. As ações vão desde a organização e estruturação de agentes locais, recuperação ambiental, realização de levantamentos e execuções socioambientais, educação ambiental, tratamento de resíduos, manejo correto do solo, preservação das águas, dentre outras.

Microbacia do Córrego Arrozal, contribuinte do Ribeirão Almas que abastece a cidade de Bonfinópolis de Minas. É uma área de conflito declarada pelo IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas. Fonte imagem: Google Earth, 03/2021.


Participaram do Edital nº 01/2021 SNSH-MDR, 49 (quarenta e nove) instituições, deste número, 26 (vinte e seis) foram selecionadas e, após a aprovação de toda documentação, foi realizada uma explanação do projeto em forma de apresentação ao MDR e, agora, para esta nova etapa, todos os projetos selecionados se encontram disponíveis para apreciação de investidores privados e seguem aguardando contato de um investidor para dar início à execução. O projeto, bem como a apresentação realizada ao Ministério de Desenvolvimento Regional, estão disponíveis para apreciação no link: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/seguranca-hidrica/programa-aguas-brasileiras/projetos/bacia-do-sao-francisco/projeto-projeto-agronoes-de-minas-aguas-do-agro-noroeste-sustentavel-construindo-vitrines-de-solucoes-baseadas-na-natureza



Por: Juliana Gracieli R. de Oliveira

Bióloga, Coordenadora Executiva Irriganor

482 visualizações0 comentário
bottom of page