Produtores rurais usam metodologia para combater escassez de água na região Noroeste de Minas

Atualizado: Abr 23




Associados da Irriganor, eles contam com o apoio da associação e de entidades parceiras, para alcançarem o objetivo de produzir com responsabilidade ambiental e segurança alimentar.


Por StudioDvös | Comunicação e Marketing


Com a crise hídrica de 2015, os produtores rurais irrigantes do Noroeste de Minas viram a necessidade urgente de se organizarem para combaterem a escassez de água e sanar conflitos advindos de seu uso. Foi nesse contexto que a Irriganor surgiu como o caminho de apoio e direcionamento para solucionar o problema.


Fundada em 2012, ela existiu durante um tempo somente no papel, no entanto, com as dificuldades e temores impostos pela crise hídrica, a associação que atende mais de 460 produtores nos municípios de Bonfinópolis de Minas, Brasilândia, Buritis, Buritizeiro, Cabeceira Grande, Formoso, Guarda-Mor, João Pinheiro, Paracatu, Riachinho, Santa Fé de Minas, São Gonçalo do Abaeté, Unaí, Urucuia e Vazante; tem como propósito trabalhar ao lado do produtor rural para alinhar produção agrícola e produtividade à preservação ambiental e à segurança alimentar. Por isso, seu papel é fornecer alternativas para que seus produtores, em 129 mil hectares de área irrigada e 155 mil hectares de sequeiro, produzam e cuidem do meio ambiente.


Diante do desafio, a Irriganor enxergou na metodologia ZAP - Zoneamento Ambiental Produtivo uma alternativa eficaz e de garantia de resultados para a crescente demanda por recursos hídricos e sua gestão.


ZAP e sua metodologia


O Zoneamento Ambiental Produtivo é uma metodologia aprovada, desde 2014, pelo Estado de Minas Gerais, que tem como objetivo aprimorar a gestão socioambiental e econômica de sub-bacias hidrográficas.


Por meio de três grandes etapas: definição das unidades de paisagem, diagnóstico da disponibilidade hídrica da Sub-bacia e levantamento do uso e ocupação do solo, a metodologia realiza uma análise territorial detalhada, considerando os aspectos produtivos, econômicos e ambientais, visando orientar o planejamento do uso conservacionista dos recursos naturais, simplificando e tornando ágil a gestão e o monitoramento do uso adequado do solo no âmbito da propriedade rural e, simultaneamente, do próprio conjunto dessas propriedades presentes em uma determinada Sub-bacia hidrográfica, de acordo com informações de SEMAD/SEAPA de 2016.


Realização em bacias e importância da ação


Tendo em vista que a aplicação do ZAP permite uma avaliação preliminar do potencial de adequação de uma sub-bacia, a Irriganor seguiu este primeiro passo da metodologia para efetivar o processo de adequação nas bacias declaradas como de conflito pelo uso dos recursos hídricos , de acordo com o IGAM - Instituto Mineiro de Gestão das Águas.

Atuando de forma significativa junto aos produtores, a Irriganor realizou o ZAP no Ribeirão Almas em Bonfinopólis de Minas, no ribeirão Santa Izabel e em fase de finalização o ribeirão Entre Ribeiros, ambos no município de Paracatu-MG.


Como a metodologia contempla a elaboração de planos, pactos e ações, ajustados entre os vários atores presentes no território e a definição de indicadores para acompanhamento e avaliação, o trabalho realizado se mostra como muito relevante para a área de atuação da Irriganor, uma vez que “o estudo do ZAP é de suma importância para que os usuários dessas áreas, representantes desses municípios, busquem mecanismos de recuperação, adoção de práticas conservacionistas, projetos, monitoramentos e ações de melhor gestão dos recursos naturais nessas bacias hidrográficas. Para isso, a Irriganor está disposta a trabalhar, ao lado dos produtores”, declara a coordenadora Executiva, Juliana Oliveira.


Sobre a Irriganor:


A Irriganor é a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais, cujo objetivo é ser parceira dos agricultores de sua região de atuação, trabalhando lado a lado para que a produção agrícola e a produtividade caminhem em conjunto com a preservação ambiental, a segurança alimentar e o aprimoramento na gestão hídrica.


Saiba mais acessando: https://www.irriganor.org


______________


Contato para Imprensa


STUDIODVÖS | Especialistas em agronegócios

Polliana Dias

Executiva de marketing & comunicação | Núcleo comunicação

C. +55. (34).9.8818-7718

T. +55. (34). 3832.6619

e. polliana@dvos.com.br


128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo