Planejamento estratégico como ferramenta de sustentabilidade.

Atualizado: Ago 27

Por: Jéssica Viana Gonçalves

Diante da intensiva e importante da atuação da Irriganor em prol da agricultura irrigada sustentável no Noroeste Mineiro e também da melhoria da imagem da atividade e do produtor rural junto à comunidade, geram, como consequência, demandas que ganham proporção e configuram-se em uma crescente complexidade, criando-se assim a necessidade de uma maior profissionalização.


O Planejamento Estratégico proporciona a sustentação da entidade para se estabelecer a melhor direção a ser seguida, visando à otimização dos esforços e tomada de decisão da diretoria e seus associados para que se antecipe às mudanças ou mesmo se prepare para enfrentá-las. No entanto, um dos aspectos

importantes a serem considerados é a sua flexibilidade, com o propósito de permitir ajustes necessários face às incertezas. O trabalho desenvolvido pela Irriganor teve como objetivo principal o desenvolvimento organizacional da entidade em relação, principalmente, à busca por alianças estratégicas, imagem do produtor rural, fontes de monetização e relacionamentos institucionais.


Deste modo o trabalho, iniciado em outubro de 2019, teve como primeiro passo conhecer o atual estágio de atuação da associação e a percepção da diretoria, associados, parceiros, benchmarks e demais partes interessadas, sobre o papel da entidade enquanto governança, avaliando o grau de maturidade gerencial, envolvendo a estratégia, gestão e relações de parceria. É fundamental compreender onde se está para planejar aonde se quer chegar. De posse do resultado do diagnóstico inicial, aconteceu em fevereiro de 2020, um workshop com associados onde, a partir de uma análise de contexto externo, considerando-se variáveis político-legal, econômico, sociocultural e variáveis internas, obtidas a partir de entrevistas e pesquisas de opinião, definiu-se os objetivos da Irriganor e sua proposta de valor a ser entregues aos associados e comunidade. O encontro permitiu a identificação e proposição de nove projetos estratégicos. Com o suporte de uma consultoria especializada, durante 3 meses os grupos de trabalho, compostos por membros da diretoria e do Sebrae, assumiram a implementação dos projetos prioritários, obtendo-se notórios resultados nas ações desenvolvidas. Em destaque, os ganhos obtidos, no curto prazo, com o reposicionamento da Irriganor através de uma comunicação mais efetiva. Para tanto, houve a reestilização da logomarca e identidade visual, além da ampliação dos canais de comunicação interna junto aos associados.


O Sebrae MG manterá o apoio à Irriganor por reconhecer que a organização da classe promove o agronegócio no território, impactando a economia dos 16 municípios onde estão os mais 450 produtores rurais filiados à entidade. Se fortalecemos a agricultura, já reconhecida pela produção sustentável, contribuímos com celeiro de oportunidades e geração de renda, impactando, positivamente, nas demais cadeias produtivas envolvidas na atividade.


Jéssica Viana Gonçalves – Analista Técnica do Sebrae MG.

1 visualização
zapzap-01.png

mensagem direta

R. Afonso Pena, 500, Sala 703
Centro, Unaí - MG, 38610-074

maps-01.png
linkedin-01.png
insta-01.png
face-01.png

©2020 IRRIGANOR

Criado por STUDIO DVÖS