top of page

Irriganor recebe moção de aplausos por Projeto Descarte Correto de Pilhas e Baterias de Botão

Atualizado: 18 de dez. de 2020

Câmara Municipal enalteceu a relevância do projeto para o município de Unaí


A tarde da quarta-feira, 09 de dezembro, ficará registrada na história da Irriganor. Nesta data, a Câmara Municipal de Unaí concedeu à associacão, a Moção de Congratulação pela criação e execução do Projeto Descarte Correto de Pilhas e Baterias de Botão devido à sua relevância para a comunidade unaiense.

Na ocasião, a Coordenadora Executiva da Irriganor, Juliana Gracieli R. Oliveira, juntamente com o Assistente Técnico em Meio Ambiente, Rannery Camargos, receberam das mãos do Vereador Eugênio Ferreira, a moção.

Foto: Douglas Marques - Assessoria Comunicação Vereador Eugênio Ferreira

Sobre o projeto

O projeto tem como objetivo incentivar os consumidores, população em geral, sobre a

importância de realizar o descarte correto, seguro e adequado deste tipo de resíduo sólido, respeitando o meio ambiente, visando também despertar novos hábitos e comportamentos conscientes da população para atitudes sustentáveis.

A grande preocupação da Irriganor desde o princípio não foi apenas em recolher as pilhas e baterias, mas sim dar a destinação final correta, segura e adequada que é o processo mais difícil da cadeia para esses materiais contaminantes, assim como outros. A única logística reversa bem estrutura, hoje, no Brasil, são os descartes das embalagens de agrotóxicos e para solucionar essa questão foi criado o InpEV (Instituto Nacional de Processamentos de Embalagens Vazias). As responsabilidades foram divididas entre agricultores, canais de distribuição de cooperativas agrícolas, indústria fabricante, poder público. Todos os processos ficaram bem amarrados nesta cadeia das embalagens de defensivos agrícolas de modo que o ciclo se fecha cumprindo assim a logística reversa, o que já deveria estar ocorrendo para os outros elos da cadeia produtiva de elétron eletrônicos, pneus, lâmpadas, dentre outros.


A Irriganor tem como parceira neste projeto a maior gestora de logística reversa de

equipamentos eletroeletrônicos, atualmente, no Brasil, a Green Elétron. Ela foi criada pela ABINEE, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, contrata e coordena os serviços de coleta, transporte e a destinação final ambientalmente adequada dos eletroeletrônicos descartados, garantindo às suas associadas confiabilidade e segurança no atendimento às exigências legais.


A parceria é voluntária, tanto para produtores rurais, pontos comerciais em geral, associações, hospitais, universidades, escolas, igreja, condomínios residenciais ou comercias, porém, é necessário salientar que temos um Termo de Parceria para dar seguridade à Irriganor e ao parceiro e um ponto muito importante a ser destacado que, essa ação é para ser disseminada e trabalhada com todos os públicos da sociedade. O coletor em áreas públicas e comerciais necessita, obrigatoriamente, estar ao alcance do público, pois a intenção é que seja trabalhada a educação ambiental e que cada parceiro seja disseminador desse projeto. Os coletores são fornecidos pela Irriganor que tem também como grande parceira a empresa A Laranjinha que tem doado e atendido todos os pedidos solicitados de vasilhames.


A Irriganor conta, hoje, com quase 100 (cem) parceiros distribuídos entre zona rural e urbana nos diversos setores dentro de Unaí e municípios vizinhos. É muito importante ressaltar que o nosso projeto recebe pilhas alcalinas do tipo 2A, 3A, recarregáveis e baterias do tipo de botão como as de relógios e brinquedos, NÃO sendo possível ainda o recolhimento de baterias de lítio como é o caso das baterias de celulares, pois as mesmas atendendo as exigências da legislação devem ser descartadas juntamente com eletrônicos. . Tudo que passar na “boca do vasilhame”, pode ser depositado no mesmo, o que não passa, não deve ser colocado.

146 visualizações0 comentário
bottom of page