top of page

Qual o papel da Irriganor no contexto de instalação do Polo?

Felipe Werlang da Silveira

Engenheiro Agrônomo, Produtor Rural

2º Vice-Presidente da Irriganor A instalação do Polo de Agricultura Irrigada no Noroeste de Minas Gerais através de parceria com a Irriganor é de extrema relevância para a região e o Ministério de Desenvolvimento Regional traz uma novidade que é a busca da aproximação do setor público com o privado. Essa aproximação vai ao encontro de interesses de ambos visando ao desenvolvimento regional e geração de renda e emprego.

A oportunidade de instalação do Polo é um reconhecimento à região Noroeste de Minas como uma área de extrema importância para a agricultura irrigada, sendo caracterizada como a maior área irrigada da América Latina. Além disso, as lideranças poderão se articular através de um projeto para união de todas as demandas de forma organizada onde vários setores poderão opinar.


O projeto de instalação do Polo prevê a parceria com um instituição ativa de representatividade para ser o articulador do projeto, sendo assim, a Irriganor assume o papel de protagonista na defesa dos interesses dos irrigantes e de todos produtores da região, onde as demandas tratadas não serão apenas ligadas à irrigação, sendo evidenciados os eixos de logística, tecnologia, pesquisa, agregação de valor, financiamento e crédito, normativa e legislação ambiental.


Será criado um viés de comunicação traçado com lideranças da região Noroeste de Minas de modo que os mesmos possam contribuir na redação do documento de criação do Polo onde serão elencadas as maiores demandas dos municípios pertencentes ao Noroeste.


Existem muitas expectativas a cerca da instalação do Polo que contarão com um esforço ainda maior por parte da Irriganor, demandando ainda maior dedicação neste projeto, porém vê-se na proposta um trabalho com foco organizado em defender os produtores rurais. A parceria entre o MDR e Irriganor abrirá portas no que tange ao crescimento, articulação e valorização da associação fazendo com que sua representatividade seja ainda maior, trazendo investimentos para a região. É uma oportunidade ímpar para o Noroeste de Minas se projetar no âmbito público decisório das ações que destinam recursos para que se busque destravar gargalos locais, beneficiando, assim, o agronegócio como um todo.


110 visualizações0 comentário
bottom of page