top of page
  • tempus

Conquista histórica para o agronegócio

Processos de autorização para intervenção ambiental são alterados no estado.


A Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), representada pela presidente Rowena Petroll, marcou presença, na manhã dessa quarta-feira (27), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, de uma reunião com o governador Romeu Zema e lideranças do setor produtivo agropecuário.


Durante a reunião, o governador anunciou a publicação das alterações da Resolução Conjunta Semad/IEF 3.102, uma coquista histórica para as lideranças do agronegócio do estado.


A resolução trata dos processos de autorização para intervenção ambiental no estado, alvo de um extenso trabalho do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), com produtores rurais, sindicatos e associações, bem como junto às Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).


Estiveram presentes o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes; representantes da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (ABANORTE); da Associação Mineira dos Produtores de Soja, Milho, Sorgo e Outros Grãos Agrícolas (APROSOJA); AMIPA; Sociedade Rural de Montes Claros; AMIF; Federação de Cafeicultores do Cerrado; entre outros.


Para a presidente da Irriganor, Rowena Petroll, foram vários meses de esforços para que houvesse essa alteração na resolução. “Foi uma conquista histórica. Ainda existem em Minas regiões que necessitam de desenvolvimento, e o nosso setor tem gerado emprego e renda levando em consideração que o Agro é o que está movendo o estado”, explicou.


Na oportunidade, o presidente do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Antônio Pitangui de Salvo, anunciou a criação e reunião de instauração do Comitê Consultivo de Sustentabilidade na sede do Sistema FAEMG, composto pelas lideranças ali presentes e por outros representantes de várias cadeias produtivas do agro, para organizar a pauta ambiental do setor.



Clique no documento abaixo e veja as alterações na resolução 3.102

Apresentação 3102 publicada a 3162
.pdf
Download PDF • 499KB

Rowena Petroll, Presidente da IRRIGANOR explicou ao Paracatu Rural como aconteceu, e ainda disse que, as lideranças do Agro Mineiro, em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas (Faemg) criaram o Comitê Consultivo de Sustentabilidade, que de agora em diante, estará levando as demandas às autoridades do Executivo e Legislativo do Estado.



183 visualizações0 comentário
bottom of page