top of page

IRRIGANOR 20/23 - CONSTRUINDO O FUTURO

Por: Camila Mourad e Uriel Rotta - Stracta Consultoria

No primeiro semestre de 2020, a Irriganor deu um importante passo ao realizar o seu primeiro Planejamento Estratégico e construir a visão de futuro da associação e as ações que tornarão esses objetivos realidade.


O processo foi conduzido pelo time da Stracta Consultoria com apoio do Sebrae. Após o diagnóstico e o workshop realizado em fevereiro, a Diretoria junto com a equipe interna da Irriganor, a Stracta e o Sebrae trabalharam na elaboração de uma visão que traduzisse o valor gerado pela associação aos produtores rurais. Partimos do entendimento de que o pilar da Irriganor deve continuar sendo a representação política de seus associados, assumindo um papel de protagonista no fortalecimento do agronegócio sustentável na região Noroeste e no Estado de Minas Gerais. Assim, desdobramos essa visão em metas de curto, médio e longo prazos:


Curto Prazo:

Em um ano, ser reconhecida como uma entidade de representação do agronegócio sustentável no meio rural do Noroeste de MG.

No curto prazo, os esforços da associação estarão voltados para a consolidação regional, com a ampliação tanto do número total de associados quanto pela quantidade de associados por bacia. A Irriganor pretende estar presente, de maneira representativa, em todas as bacias no Noroeste. Além de representar mais produtores, a associação também atuará no fortalecimento das parcerias com outras entidades que desempenhem papel relevante nas áreas de atuação da Irriganor.



Médio Prazo: Em dois anos, ser reconhecida pela sociedade como uma entidade de representação do agronegócio sustentável no Noroeste de MG.


No médio prazo, além de prestar serviços diretamente ao produtor, a Irriganor desenvolverá ações que a torne conhecida e respeitada na sociedade como um todo. A atuação estará voltada para o fortalecimento de uma imagem positiva do agronegócio e para projetos que promovam os preceitos da sustentabilidade tanto no meio rural quanto no meio urbano.


Longo Prazo: Em três anos, ser reconhecida no meio rural como uma entidade de representação do agronegócio sustentável no Estado de MG.


Além das ações de fortalecimento regional, a Irriganor pretende expandir sua área de influência, atuando na representação de produtores rurais de todo o Estado de Minas Gerais cujas demandas sejam compatíveis com o propósito da associação. Para isso, a Irriganor está se estruturando para aumentar sua capacidade e efetividade de articulação política, se posicionando como um agente-chave no debate e na construção do agronegócio sustentável em Minas.

O caminho para alcançar esses objetivos já começaram a ser trilhados. Mesmo com a pandemia e a suspensão das atividades presenciais, toda a equipe conseguiu se reinventar e iniciar os projetos por meio de reuniões por videoconferência e obter vários avanços.


O que já fizemos:


  • Estruturamos um novo organograma com divisão de funções entre os diretores que foram designados para áreas de atuação específicas: Serviços de Legislação e Articulação Política, Serviços Técnicos, Comunicação e Eventos e Administrativo.


  • Criamos um processo de monitoramento de legislação ambiental e de articulação política para que a Irriganor atue de maneira proativa e preventiva.


  • Definimos uma nova estrutura de representação local baseada em delegados regionais para serem uma extensão da associação nas diversas bacias.


  • Elaboramos algumas propostas de novos serviços técnicos a serem oferecidos aos associados como educação ambiental e geoprocessamento. Essas ideias estão em fase de pesquisa e amadurecimento, mas logo já teremos o primeiro protótipo!


  • Levantamos 264 produtores rurais que podemos considerar potenciais associados. A partir desses dados, definimos metas de prospecção de novos associados por bacia.


  • Definimos um novo modelo de cadastro dos associados, mais completo e que permitirá à Irriganor gerar informações estratégicas para a região.


  • Adquirimos um software para fazer a gestão do cadastro de forma profissional, conferindo maior segurança dos dados e agilidade no processamento.


  • Construímos uma ferramenta para melhorar o processo de cobrança, reduzindo tempo e possíveis inconformidades.


  • Iniciamos uma discussão sobre ideias inovadoras para captação de recursos.


  • Reformulamos a comunicação! Uma consultoria de comunicação foi contratada para trabalhar a imagem da marca Irriganor e apoiar no alcance de alguns objetivos específicos como manter o associado informado e engajado. As mudanças já podem ser percebidas nas redes sociais e materiais de divulgação que estão sendo compartilhados, mas ainda há muito por vir!

O avanço que tivemos só é possível graças ao envolvimento direto da presidente, Rowena Petroll, de toda a Diretoria e da equipe interna, com destaque para Juliana Oliveira, que confiaram no nosso trabalho e se engajaram na construção da projeção da Irriganor 2023. Destacamos também o papel do Sebrae, tanto na identificação da necessidade de estruturação da Irriganor para o desenvolvimento da região quanto na participação ativa na construção do Planejamento Estratégico e das ações para implementá-lo: Marcos Alves, Jessica Viana Gonçalves e Fabiana Santos Vilela.


Desejamos sucesso à Irriganor e a seus associados nessa intensa jornada que está apenas começando! Camila Mourad e Uriel Rotta Stracta Consultoria.

56 visualizações0 comentário
bottom of page