top of page

Irriganor passa a integrar o Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses

Por Marcelo Eduardo Lüders

Associado Fundador - Consultor para mercados internacionais

Presidente do IBRAFE - Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais


O Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses (CBFP) é uma entidade representativa sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo a representação institucional e a defesa da cadeia produtiva do feijão e dos pulses e colheitas especiais. Nosso trabalho envolve pautas fundamentais que abrangem todos os elos dessas culturas: produtores de sementes, produtores rurais, cerealistas, cooperativas, empacotadores, pesquisadores e exportadores. Além do tradicional feijão (preto, carioca, caupi...), nossa entidade também representa as culturas chamadas “pulses”, termo do latim que significa “sopa grossa”. São as leguminosas de grãos secos e ricas em proteínas: grão-de-bico; lentilha; ervilha; e outros tipos de feijão de cores.


Mais recentemente vimos a necessidade de apoiar o recém surgido mercado de colheitas especiais que inclui, gergelim, pipoca para citar os mais destacados até o momento.


Com sede em Brasília/DF, o CBFP conta com um quadro de associados que representa a cadeia produtiva como um todo: Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE); Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA); Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e irrigantes do Mato Grosso (APROFIR); Sorribras; Sindicato Rural de Sorriso (Sindisorriso); Coperaguas; Arbaza; e Camil.


Em 2018, nossa entidade elaborou e lançou, junto com o IBRAFE, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Plano Nacional de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Feijão e Pulses. O documento é referência, e tem servido como principal diretriz do setor desde então.


São objetivos do CBFP:


- Mobilizar permanentemente os órgãos do Governo Federal no desenvolvimento e aperfeiçoamento de política públicas exclusivas e de interesse da Cadeia Produtiva como um todo;


- Fortalecer institucionalmente as entidades e associados mantenedores, garantindo à todos atores participação nos fóruns de discussões e negociações políticas do agronegócio nacional;


- Monitorar, propor e articular políticas públicas que afetam o setor, buscando garantias de um ambiente favorável a produção e comércio de feijão e pulses;

- Desenvolver ações estratégicas com foco em áreas de interesse específicas e comuns de todos integrantes da cadeia produtiva.


A Irriganor passou a integrar a partir de agosto/2020 o Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses (CBFP) como associado mantenedor, o que representa mais uma conquista para a associação e seus associados do Noroeste e Norte de Minas Gerais.



115 visualizações0 comentário
bottom of page